O Dia de Todos os Santos é uma celebração cristã em homenagem a todos os santos da igreja.
Assista ao vídeo ou leia o conteúdo logo abaixo:
No cristianismo ocidental, é comemorado no dia 1º de novembro pela Igreja Católica Romana, Igreja Metodista, Igreja Luterana e outras denominações protestantes.
A Igreja Ortodoxa Oriental e as igrejas católicas orientais associadas celebram o Dia de Todos os Santos no primeiro domingo após o Pentecostes.
A festa cristã do Dia de Todos os Santos vem da convicção de que existe uma conexão espiritual entre os que estão no Céu e os que estão na Terra.
Na tradição católica, o feriado homenageia todos aqueles que passaram para o Reino dos Céus.
É um feriado nacional em vários países historicamente católicos.
Na tradição metodista, o Dia de Todos os Santos refere-se a dar a Deus sincera gratidão pela vida e morte de seus santos, lembrando aqueles que eram conhecidos e os que não eram.
Você pode gostar também: Como surgiu o Halloween?
Como surgiu?
Na época em que o Império Romano perseguia os cristãos, muitos mártires morreram por sua fé, assim, a Igreja reservou dias especiais para honrá-los.
Por exemplo, em 607, o imperador Focas apresentou ao papa o belo templo do Panteão Romano.
O papa removeu as estátuas de Júpiter e de todos os outros deuses pagãos e consagrou o Panteão a “todos os santos” que morreram da perseguição romana nos primeiros trezentos anos depois de Cristo.
Muitos ossos foram trazidos de outras sepulturas e colocados no local.
Como havia muitos mártires para cada um receber um dia, eles foram agrupados em um único dia: 13 de maio.
No século seguinte, o Dia de Todos os Santos foi alterado pelo Papa Gregório III para 1º de novembro, véspera do dia de todos os fiéis falecidos.
Inscreva-se em nosso canal: Sabia Dessa?