O comunismo é um sistema político e econômico que busca criar uma sociedade sem classes na qual os principais meios de produção, como minas e fábricas, sejam controlados pelo público.
Não há governo, propriedade privada ou moeda, e a riqueza é dividida entre os cidadãos igualmente ou de acordo com a necessidade individual.
Assista ao vídeo ou leia o conteúdo logo abaixo:
Muitos dos princípios do comunismo derivam das obras do revolucionário alemão Karl Marx, que (com Friedrich Engels) escreveu O Manifesto Comunista (1848).
No entanto, ao longo dos anos, outros fizeram contribuições – ou corrupções, dependendo da perspectiva de cada um – ao pensamento marxista.
Talvez as mudanças mais influentes tenham sido propostas pelo líder soviético Vladimir Lenin, que apoiou notavelmente o autoritarismo.
Quais países são comunistas?
Cerca de um terço da população mundial vivia sob governos comunistas, principalmente nas repúblicas da União Soviética.
Hoje o comunismo é a forma oficial de governo em apenas cinco países: China, Coréia do Norte, Laos, Cuba e Vietnã. No entanto, nenhum deles atende à verdadeira definição de comunismo.
Em vez disso, pode-se dizer que estão em um estágio de transição entre o fim do capitalismo e o estabelecimento do comunismo.
Tal fase foi delineada por Karl Marx e passou a incluir a criação de uma ditadura do proletariado.
Embora todos os cinco países tenham governos autoritários, seu compromisso com a abolição do capitalismo é discutível.
Leia também: Falhas na Matrix: Relatos de quem já viveu
Qual a diferença entre comunismo e socialismo?
Exatamente como o comunismo difere do socialismo tem sido uma questão de debate. Karl Marx usou os termos de forma intercambiável.
Para muitos, no entanto, a diferença pode ser vista nas duas fases do comunismo, conforme descrito por Marx.
O primeiro é um sistema de transição no qual a classe trabalhadora controla o governo e a economia, mas ainda paga as pessoas de acordo com o tempo, o esforço ou o bem que trabalham.
O capitalismo e a propriedade privada existem, embora em grau limitado. Essa fase é amplamente considerada como socialismo.
No entanto, no comunismo plenamente realizado de Marx, a sociedade não tem divisões de classe, governo ou propriedade pessoal.
A produção e distribuição de bens é baseada no princípio “de cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades”.
Quais são as origens do comunismo?
Embora o termo comunismo não tenha entrado em uso até a década de 1840, as sociedades que podem ser consideradas comunistas foram descritas já no século IV aC, quando Platão escreveu A República.
Essa obra descrevia uma sociedade ideal na qual a classe governante se dedica a servir aos interesses de toda a comunidade.
Os primeiros cristãos praticavam uma forma simples de comunismo, e no livro Utopia (1516), o humanista inglês Thomas More descreveu uma sociedade imaginária na qual o dinheiro é abolido e as pessoas compartilham refeições, casas e outros bens em comum.
No entanto, o comunismo é mais amplamente identificado com Karl Marx, que esboçou o sistema motivado em parte pelas desigualdades causadas pela Revolução Industrial.
Inscreva-se em nosso canal: Sabia Dessa?